Outdoor, carro de som, flyers, entre outras mídias tradicionais... Sabe como essas formas de publicidade ainda mantêm o seu valor e poder de atração mesmo em uma época em que passamos mais da metade do dia com os olhos fixados em telas e smartphones? Vem descobrir com a gente!
Vamos te convidar para uma viagem no tempo, onde voltaremos apenas algumas décadas. Imagine-se caminhando pelas ruas movimentadas da cidade, absorvendo uma avalanche de informações a cada passo. Seja visual ou sonoro, as marcas sempre estavam lá, impactando o cotidiano de quem transitava através da comunicação de massa. Não existia botão de compartilhar, as reações eram apenas captadas pelo seu semblante e a função de salvar seria apenas uma lembrança da sua memória.
Agora, ao retornar ao presente, é impossível não notar o contraste gerado pelo boom das mídias sociais. Assim como em nossas relações, o trabalho, os estudos e até mesmo o dinheiro estão ligados a plataformas digitais, e os anúncios também tiveram que se adaptar. Um desafio que se transformou em oportunidade e proporcionou um leque de possibilidades estratégicas para as marcas.
Muitos podem até ter previsto o fim dos outdoors e carros de som, por exemplo. No entanto, é fundamental compreender que a mídia tradicional sempre foi um pilar essencial da publicidade e até hoje mantém sua relevância e potencial de abrangência.
Vantagens e Desafios das Mídias Tradicionais
As mídias como outdoors e carros de som têm uma presença que é difícil de ignorar. Pode perceber: você sempre será surpreendido por uma chamada interessante. Esse tipo de comunicação oferece uma exposição constante ao público-alvo, independentemente do seu envolvimento com a tecnologia. Portanto, os desafios como custos crescentes e limitações de segmentação geográfica têm sido pontos de preocupação, mas capacidade de impactar instantaneamente e gerar reconhecimento de marca ainda é notável. O estudo “Inside OOH 2023”, divulgado pela Kantar Ibope Media, revelou que no Brasil as mídias externas (out-of-home) atingem 89% da população e são a segunda forma de comunicação mais consumida no país.
E, aproveitando que estamos falando sobre os dois extremos de viabilidade, você sabia que a mídia tradicional ainda é considerada a mais confiável no Brasil? Os dados revelados no estudo “Fake News: Desafios das Organizações” revelaram que para 91% dos participantes entrevistados as informações mais confiáveis são as encontradas nos veículos tradicionais. Veja o infográfico:
O Impacto e a Abrangência das Mídias Sociais na Publicidade
As mídias sociais revolucionaram a forma como nos conectamos e consumimos informações. Plataformas como Instagram, TikTok e YouTube possuem bilhões de usuários ativos diariamente, e nelas o alcance e a capacidade de segmentação são altamente precisos.
Mas como isso mudou a publicidade? Pense sobre isso por um momento: quantas vezes você já comprou algo depois de ver um anúncio nas redes sociais? E quantas vezes você compartilhou um anúncio que achou interessante com seus amigos e familiares? Pois bem, a interatividade e o compartilhamento instantâneo possibilitados pelas plataformas digitais amplificam os resultados de campanha de anúncios.
E as vantagens não param por aí. Aqui estão 8 pontos positivos que as mídias sociais trouxeram para os negócios no mundo da publicidade:
Alcance Global: As mídias sociais permitem que as marcas alcancem um público global sem fronteiras físicas;
Segmentação Precisa: É possível direcionar anúncios para públicos específicos com base em idade, localização, interesses e comportamentos online;
Engajamento Direto: As marcas podem interagir diretamente com os consumidores respondendo a perguntas, fornecendo suporte e construindo relacionamentos;
Feedback Instantâneo: Os comentários e reações dos usuários fornecem feedback imediato sobre a eficácia dos anúncios e campanhas;
Baixo Investimento: Comparado à publicidade tradicional, anunciar nas redes sociais muitas vezes é mais econômico e acessível para empresas de todos os tamanhos;
Métricas de Desempenho: As plataformas de mídia social oferecem uma variedade de métricas e análises para medir o desempenho dos anúncios e otimizar campanhas;
Compartilhamento Viral: Os usuários podem compartilhar facilmente conteúdo de marca com seus seguidores, aumentando o alcance dos anúncios;
Flexibilidade Criativa: As mídias sociais oferecem inúmeros formatos de anúncios, como imagens e vídeos até carrosséis e stories, permitindo maior inovação nos criativos.
Integração entre Mídias Tradicionais e Sociais
Mais que amigas, friends! Embora sejam diferentes, a mídia social e a mídia tradicional podem, sim, complementar uma à outra em um planejamento de marketing. Isso fortalece o que dissemos lá no início sobre a relevância e potencial de abrangência da que está há mais tempo no mercado, porém não minimiza o fato de que as plataformas digitais também são importantíssimas na publicidade.
Agora vem a pergunta: “Como elas podem se complementar?”.
Imagine um novo produto sendo lançado no mercado, mas todo o portfólio e canais de vendas são on-line. Através de uma comunicação planejada e executada para mídias OOH (out-of-home / outdoor), pode-se direcionar o tráfego para o site, as redes sociais e até adicionar um QR Code para “encurtar” a jornada do seu potencial cliente. Veja alguns exemplos:
O Futuro da Publicidade e Recomendações para Estratégias Integradas
À medida que avançamos para o futuro, é evidente que a publicidade não será dominada exclusivamente por mídias tradicionais ou sociais, mas sim por estratégias integradas que identificam e exploram o melhor dos dois mundos.
Nós, da Buenas, conhecemos bem essa realidade e sabemos que para a sua marca ter visibilidade é preciso estar aberto para possibilidades, tendo a consciência que investir em uma abordagem equilibrada e adaptável é essencial para alcançar os resultados esperados.
Quer obter uma estratégia de marketing legal para a sua marca? Clique aqui e venha trocar uma ideia com a gente e descobrir novas oportunidades ao seu redor.
Commentaires